Dicas de expert – Parte 2: como cuidar da manutenção e hidratação do seu cabelo tingido!

Dicas de expert – Parte 2: como cuidar da manutenção e hidratação do seu cabelo tingido!

– Por giulia parca

Os cabelos que passam por qualquer tipo de tingimento precisam de cuidados especiais. Para saber como tratar os fios depois do processo químico, o cabelereiro Sandro Cassolari deu algumas dicas e tirou as principais dúvidas das nossas leitoras lá no nosso face!

Hidratação/ Cuidados com o cabelo com tintura

Como cuidar do cabelo depois de pintar?
O ideal é usar xampu e condicionador para cabelos tingidos, pois ele fecha a cutícula dos fios e prolonga a durabilidade da cor. Também é importante fazer hidratações regulares!

O que fazer para evitar pontas quebradas e ressecadas depois da tintura?
É necessário fazer o corte de manutenção das pontas periodicamente, para manter os fios saudáveis.

De quanto em quanto tempo tenho que hidratar meu cabelo com luzes californianas ?
Toda semana, já que hidratação é sempre bem vinda! As ampolas são as melhores, pois têm efeito instantâneo, e em 5 minutos você já vê o resultado!

Mechas coloridas

O cabelo pode ficar todo quebrado depois das mechas californianas?
Se for só nas pontas, o dano é mínimo. Você só vai precisar descolorir as pontas e aplicar a tintura rosa. Conforme for desbotando, você pode ir retocando a cor.

Tonalizante X Tintura

Gostaria de saber se tonalizantes ressecam o cabelo, e qual é o melhor método para eu tingir? Ttinta ou tonalizante?
Todos os processos químicos ressecam o fio do cabelo. O melhor é o tonalizante, pois  é menos agressivo. A tinta é boa para cobrir os fios brancos, o que não é o caso. A diferença entre tonalizante e tintura é que o tonalizante não clareia o cabelo.

Tintura + alisamento

Quem tem alisamento pode fazer mechas no cabelo, sem que ele fique todo quebrado?
Se você fizer as mechas, o fio ficará muito danificado. O melhor jeito é dar um intervalo entre uma química e outra, cerca de dois meses, para o fio ir se recuperando.

Tenho um resto de escova definitiva no meu cabelo, posso fazer as californianas sem medo de agredir muito os fios ?
Vai danificar os fios da mesma forma. O ideal é cortar a parte que ainda tem a definitiva e só então fazer a californiana.

Mitos e Verdades

Queria deixar meu cabelo mais claro sem usar química. Se eu usar água oxigenada e ficar no sol, ele vai ficar mais claro e natural? É confiável apostar nesse método?
Não é confiável. Para clarear o cabelo, a água oxigenada precisa do pó descolorante. Sozinha ela não dá esse efeito natural, apenas pode deixar cabelos virgens com aquele tom amarelo “ovo”. Além disso, ainda é perigoso usá-la sob o sol, pois pode causar queimaduras na pele.

É verdade que quanto mais cedo você pintar o cabelo, mais cedo vão aparecer fios brancos?
Isso é mito! Os fios brancos têm a ver com hereditariedade e idade, não tintura.

Cabelos oleosos “seguram” a tinta tanto quanto os outros tipos de cabelos?
Seguram sim, o que importa é a porosidade. Se ele estiver muito poroso, ou seja, muito danificado, ele não vai segurar.

Dicas para adotar

Deixe o cabelo “respirar”: Tudo que é em excesso é ruim para o cabelo. Quando for fazer alisamento, tintura ou chapinha o ideal é dar um tempo de “respiro” de cerca de 2 meses entre cada química.

Para ter um ruivo natural: É legal fazer uma pré-pigmentação no tom acobreado, e só depois aplicar a tinta para chegar ao ruivo.

Cores da moda: Para este verão, os reflexos do dourado aos mais claros, e cabelos loiros de modo geral estarão em alta! As morenas podem puxar para tons de mel, acobreados e chocolate claro.

Para o cabelo não desbotar tão fácil: Passe primeiro o condicionador, pois ele fecha as cutículas do fio e segura a cor. Só depois passe o xampu e continue lavando normalmente, finalizando com o condicionador.

Gostaram das dicas? Como vocês cuidam do cabelo depois da tintura?

You May Also Like