O corte ganhou um nome mais bacana, pixie, mas reflete o curtinho, que atrai mulheres modernas e estilosas. Não há dúvida de que brasileira ama cabelão. Mas em tempos de modernidade e praticidade, o corte pixie (o famoso Joãozinho) está fazendo a cabeça das antenadas.
“Tem um ar de frescor e de fashionismo ímpares e combina com quem tem atitude. O look agradou algumas atrizes e, assim, se tornou referência e tendência nos salões de todo o mundo.
No Brasil ele conquista cada vez mais espaço”, conta Sandro Cassolari, hairstaylist . É o expert quem esclarece as principais dúvidas que podem surgir no momento em que a cliente entra no salão e determina: corta curtinho!
Combina com quem?
Personalidade feminina: “Antes de tudo, a mulher precisa ter atitude. Mesmo assim, eu acho que o pixie é um corte democrático e pode ser usado por mulheres de todas as idades e estilos”.
Tipo de cabelo: “Pode ser para todos, só depende da técnica de corte. Eu particularmente desenvolvi um método para cortar cacheados e crespos, que dá leveza às mechas. Primeiro tiro o volume e, com isso, acabo já eliminando um pouco da preocupação que a mulher pode ter. Com o cabelo liso é preciso ser mais detalhista porque o corte aparece melhor. Tudo tem de ser milimetricamente pensado. Nesse caso, você tem de seguir à risca às técnicas, como a perfeita divisão da cabeça, entre outros detalhes. Mas um corte bem feito tem bastante disponibilidade.”
Formato de rosto: “A mulher brasileira é muito apegada a cabelo longo, mas o que tentamos fazer é adaptar o corte a cada tipo de rosto. Muitas vezes, as mulheres se acham um pouco acima do peso, que tem testa ou nariz grande etc., mas tudo é ponderável e pode ser valorizado ou disfarçado pelo corte.”
Dizem que o curtinho é mais fácil de manter. É verdade?
“Eu concordo que é mais fácil de manter e arrumar, porém a durabilidade do corte diminui. Em geral, precisa ser refeito em intervalos de, no máximo, três meses.”
Como estilizar este tipo de cabelo?
“Eu gosto de indicar pomadas à base de água. Além de deixar o cabelo mais bonito, estiloso e moderno, não deixam aquele efeito emplastado nos fios.”
Você acha que um curtinho fica melhor num tom único ou merece luzes para dar um ar mais despojado?
Tanto o tom único quanto as luzes ficam lindos no pixie. O cuidado que as mulheres devem ter é com a técnica usada. Por exemplo: num corte muito curto, como o da Rihanna, luzes fininhas por todo o cabelo deixam um efeito zebrado. No caso de Claudia Raia, por ser um corte mais longo luzes caem bem em toda a cabeça. Para Anne Hathaway recomendaria luzes só na frente, para iluminar o rosto. Outra opção para um cabelo com corte mais longo, como o de Miley Cyrus são fazer luzes nas pontas.”
Serviço: Sandro Cassolari. Telefone 011-30493889
Fotos: Globo/produções e getty/image
Fonte; Amabeleza