Lisos e cacheados: cuidados essenciais para os dois tipos de cabelo

Lisos e cacheados: cuidados essenciais para os dois tipos de cabelo
Lisos e cacheados: cuidados essenciais para os dois tipos de cabelo
Liso bem cuidado, brilho e maciez

1. Escolha xampus e condicionadores com efeito liso prolongado – como possuem dose extra de proteínas, aminoácidos e silicones especiais, eles deixam o cabelo mais pesado (mas não oleoso) e com menos frizz.

2. Para fazer em casa uma escova igual à do salão, prefira um secador com íons, que seca rapidamente os fios e diminui o arrepiado. Use duas escovas redondas com diâmetros diferentes – a maior alisa e seca o comprimento; a menor modela e diminui o volume.

3. Paciência é a palavra-chave para alisar os fios. “O segredo é girar bem e ininterruptamente a escova. Mantenha o secador a quatro dedos dos fios e trabalhe mechas bem finas, uma por uma”

4. Antes de fazer escova e passar a chapinha, aplique nos cabelos úmidos um creme ou spray termo ativado. Ele envolve os fios, protege do calor, da umidade e nutre a fibra capilar. Resultado: a escova dura bem mais.

5. Pontas duplas são inimigas do liso. Quanto mais reto estiver o fio, mais evidentes elas ficarão. Corte-as a cada dois meses e tire proveito dos silicones, que selam as pontas e dão brilho temporário (lavou, saiu).

6. Nunca use fios retos, chapados e escorridos como a Mortícia Adams. “O look envelhece. Um liso moderno tem que ser suavemente repicado. A franja pode ser curta, média ou abaixo do queixo, mas nunca na mesma altura dos fios laterais”.

7. As que já passaram dos 30 anos devem evitar tons muito escuros, como os castanhos fechados ou o preto. Vá de nuances mais claras – baunilha, mel ou caramelo.

8. Prender os lisos com elástico garante uma marca registrada. “Usados em demasia deixam más lembranças na memória dos fios. Prenda com moderação e não posicione óculos escuros no alto da cabeça feito tiara. Além de marcar, realça o cabelinho que está crescendo”

Cuidados com os cacheados

Lisos e cacheados: cuidados essenciais para os dois tipos de cabelo
Corte repicado suavidade e facilidade na formação dos cachos.

1. Por causa do formato em espiral, o fio crespo é mais seco do que o liso. Comece a hidratá-lo no banho com xampus e condicionadores específicos. Isso tem ação direta no brilho e no controle do volume.

2. Depois de lavar os cachos, não seque com toalha comum, porque pode arrepiar os fios. “Prefira as de papel ou micro fibra”,. Posicione a toalha na ponta dos fios e comprima até a raiz, enxugando e formando os cachos.

3. Definir os cachos com babyliss é fácil. Mas, para conseguir o mesmo efeito no dia-a-dia, invista em um leave-in ou nos famosos cremes para pentear. Com silicone na fórmula, encapam e desembaraçam os fios.

4. Melecar o cabelo com muito produto não é garantia de cacho perfeito. “Controle a quantidade e espalhe o creme por igual nos fios úmidos. Para desembaraçar fios muito encaracolados, prefira uma escova grande e quadrada. Ondas suaves combinam com pente de madeira”

5. Depois de aplicar o produto, um movimento faz toda a diferença: “Jogue a cabeça para a frente e para trás para soltar os fios. Depois use um difusor, que seca sem armar e ainda ajuda a definir o encaracolado.”

6. O medo número 1 das cacheadas é cortar o cabelo, afinal, ele arma mais. O ideal é cortar a seco. “Crespos não devem ter formas arredondadas. É preciso alternar mechas curtas com compridas para amenizar o volume”

7. Você dorme com o cabelo molhado e preso para realçar as ondas no dia seguinte? A umidade pode causar uma micose superficial, a piedra branca, que se instala no couro cabeludo. “Para tratar, é preciso raspar a área afetada”, diz Sandro Cassolari.

8. Ativador ou umidificador de cachos? O primeiro define sem deixar um aspecto molhado – é ideal para cabelos sem química. Já o segundo devolve a umidade e dá forma aos cachos quando não dá tempo de lavar..

Serviço: Sandro Cassolari Telefone 11-30493889

Fonte: M de Mulher

Fotos: Cris Parente

You May Also Like