5 coisas que você deve fazer antes da tintura

5 coisas que você deve fazer antes da tintura

Repare na saúde de seus fios
Isso significa que, se os fios estiverem ressecados ou muito porosos, correm o risco de não absorver a tintura direito e até de manchar. Daí a importância de mantê-los sempre hidratados. “É preciso fazer uma hidratação em casa, pelo menos uma vez por semana, com produtos enriquecidos com óleo de argan  para preparar os fios”. Se o cabelo estiver muito fraco e mal nutrido, invista em produtos reestruturantes, que devem conter proteína e queratina na fórmula.

Ache o tom certo para você  
Descubra o tom da sua pele levando em conta a cor de seus olhos. Azuis ou verdes indicam, em geral, pele fria; olhos castanhos ou mais escuros entram na categoria pele quente ou neutra. O tipo quente costuma fazer boa parceria , com fios cobre e nuances de marrom. “Já a pele fria ganha destaque com platinado, castanho-acinzentado ou vermelho. E a neutra fica bem com qualquer tom”. Apesar de genérico, o truque ajudará a guiar sua escolha. Mas é indispensável fazer um teste de mecha (pintando só um pedacinho) antes de bater o martelo. “Dá mais segurança em relação à cor eleita, evita arrependimentos futuros e permite detectar possíveis reações alérgicas”.

5 coisas que você deve fazer antes da tintura
O universo das cores e suas variações.

Pinte primeiro, alise depois
O ideal seria optar por um ou outro método, pois ambos são muito agressivos. No entanto, como essa opção é quase impossível, prefira colorir ou fazer luzes antes de partir para a progressiva ou o relaxamento. O motivo: depois de passar por esse tipo de procedimento químico, o fio fica poroso e além do desbotamento o tempo de ação de um descolorante é menor. O resultado são mechas mais agredidas e, portanto, mais ressecadas. Se, ainda assim, por alguma razão, você precisar alisar o cabelo antes da coloração certifique-se que o produto será aplicado somente nas partes crescidas dos cabelos.

5 coisas que você deve fazer antes da tintura
Boa opção para quem tem a pele fria

Tome cuidado ao tingir em casa
É preciso respeitar exatamente a quantidade recomendada de produto e seguir à risca o tempo de ação da tintura. Ou seja: usar mais tinta do que o indicado ou deixá-la por mais tempo não significa que a cor vai aderir melhor e durar mais. Também é importante distribuir uniformemente o produto. Você deve primeiro molhar o pincel na tinta, depositar um pouco do produto na raiz e, após alguns segundos, espalhar com um pente largo ao longo do comprimento. “Caso contrário, os fios podem ficar manchados, com nuances diferentes. Esse é o principal erro cometido em casa”.

Escolha as alternativas menos danosas
“As tinturas sem amônia são as menos agressivas”. Vai fazer reflexos? Prefira tinta para os cabelos virgens e o pó descolorante para quem já tem reflexos. Se o objetivo for cobrir fios brancos, pergunte ao cabeleireiro sobre técnicas específicas, que depositam o produto somente neles – assim você evita a aplicação desnecessária nas demais mechas. Em casa, quem não tem muito cabelo branco pode trocar a tintura pelo tonalizante, que, como já dissemos, agride menos o fio.

Serviços; Sandro Cassolari, telefone 011-30493889

Fonte: Nopoder

Fotos; Getty/Images, globo/produções

 

You May Also Like